Search
Close this search box.

Todas as Edições

Levantamento indica que ascendência africana eleva chance de desenvolver tumores de difícil tratamento, exigindo exames de rotina anuais e não a cada dois anos. Leia reportagem publicada originalmente pela Agência Fapesp
Professora de Filosofia Política e Retórica da Escola de Comunicações e Artes da USP, Marília Fiorillo comenta no podcast “Conflito e Diálogo” o peso das crenças no eleitorado brasileiro, em detrimento de escolhas maduras e racionais. A seguir, um resumo da coluna “Afinal, qual é o X da questão”, publicada na Rádio USP
Até que ponto expor casos de jovens que tiraram a própria vida estimula atos semelhantes? Anna Mueller, professora da Universidade de Indiana, e Seth Abrutyn, professor da Universidade da Colúmbia Britânica, mostram que o perigo de contágio existe, mas falar sobre o problema é indispensável
A psicanalista e jornalista Gabriela Garcia discorre sobre como a meta de atingirmos um suposto padrão ouro na vida rouba a possibilidade de sermos únicos, livres e responsáveis pelas próprias escolhas e suas consequências
Após sofrer um acidente, Rodrigo Hübner Mendes se tornou tetraplégico e iniciou uma vida completamente nova e diferente do que havia planejado. Entre muitos desafios e conquistas, tornou-se educador, superintendente e fundador do Instituto Rodrigo Mendes, e lançou a autobiografia “O potencial da mudança”. Confira um trecho da obra
O pesquisador Filipe Russo é superdotado e assina o artigo que apresenta a história, as conquistas e as dificuldades relacionadas a altas habilidades e superdotação (AHSD) no Brasil. Apesar do talento, pessoas nessa condição sofrem com exclusão social e falta de políticas públicas
Kleber Wedemann, executivo e advogado, revela como aprendeu a transformar as dificuldades e limitações impostas pela doença dos "ossos de vidro" em uma rica oportunidade de aprendizado, empatia e crescimento profissional
Profissionais com autismo e hiperatividade trabalham bem e apresentam talentos, desde que apoiados corretamente. Confira o artigo “Mais adultos estão sendo diagnosticados como neurodivergentes. Veja como os empregadores podem ajudar no local de trabalho”, de Dougal Sutherland, publicado originalmente no site The Conversation
Assim o educador, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Hübner Mendes, define a mudança que um grave acidente trouxe à sua vida. Entre altos e baixos enfrentados como paraplégico, ele atribui suas inúmeras realizações à capacidade de saber mudar. Confira sua entrevista à Parepense
Professora da Universidade de Quebec em Montreal, Chahrazad Abdallah propõe uma revolução no conhecimento acadêmico, especialmente nos cursos de administração, onde o olhar do homem, branco e ocidental domina desde a grade curricular até modelos de gestão, excluindo outras referências
Elisângela Furtado da Silva, professora da Fundação Dom Cabral (FDC) especialista em recursos humanos, e Maria Elisa Brandão, professora da FDC na área de Estratégia Empresarial, discorrem sobre os benefícios de mergulhar em livros que apresentam universos diferentes do que estamos habituados: eles ajudam a formar uma visão de mundo mais completa
Ângela Salgueiro Marques, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Lara Dornas, doutoranda em Comunicação Social da UFMG, analisam movimento de moradores organizado após desastre ambiental em Mariana (MG), a partir de metáforas espaço-temporais do filósofo alemão

Inscreva-se na nossa newsletter

Atualizações sobre tudo o que há de novo na Parepense.